quinta-feira, 1 de julho de 2010

RENASCIMENTO

ELABORE UM CONCEITO DE RENASCIMENTO:

107 comentários:

  1. Nome:Décio
    foi uma nova epoca em que o humanismo foi o ponto principal e as pinturas muito mais realistas. O renascentismo reviveu tambem bastante da cultura greco-romana

    ResponderExcluir
  2. Wigna da silva
    Série:1 4

    O RENASCIMENTO

    Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa.
    Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.
    Se apropriou principalmente na economia,sociedade,cultura,politica e religião.

    ResponderExcluir
  3. idilsei 1º4: Renascimento (ou Renascença) foi um período na história do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na Europa, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.

    Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.

    ResponderExcluir
  4. .Simone preuss-1 3.O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação.uma grande caracteristica é o teocentrismo, que coloca deus como centro do universo.É devido o renascer da cultura classica que surge o renascimento.Alguns dos principais vultos das artes Renascentistas foram os italianos Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Rafael, Donatello e Botticelli, os flamengos Van Eyck, Jerónimo Bosh e Brueghel e ainda o espanhol El Greco. Em Portugal destacam-se Nuno Gonçalves.

    ResponderExcluir
  5. Raquel Caroline Moraes 1ª 03
    Ranascimento foi um periodo aplicado á civilização européia, ele reviveu a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos a ampliação do humanismo. A arte do Renascimento ainda mostra temas religiosos, mas as figuras ganharam, digamos, humanidade. Os artistas exaltavam a vida e na procura da perfeição nas obras, surgiu o uso da perspectiva.

    ResponderExcluir
  6. Ana Claaudia Zanchi 1º3

    Oo teermo renascimento se desenvolveu entre 1300 e 1650,e esta sendo aplicado a civilização europééia,Além de reviver a cultura antiga grego-romana,ocorreram nesse periodo muitos progressos e incontaveis realizações no campo de artes,da literatura e das ciencias, que seperam a herança classica.

    ResponderExcluir
  7. SARA 1 3
    foi um movimento surgido na Italia
    A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o "Homem ideal" do ponto de vista cívico, intelectual e físico. É devido a este "renascer" da cultura clássica que se dá o nome de Renascimento. A esta valorização do Homem através da imitação dos modelos clássicos greco-romanos é dado o nome de Humanismo.

    ResponderExcluir
  8. Aline konzen
    Série:1°3
    O termo renascimento é aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
    A principal característica da pintura renascentista é a perspectiva e o realismo.

    ResponderExcluir
  9. Camila Adriana Schell
    Série: 1° 3
    O termo renascimento é aplicado á civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
    A principal característica da pintura renascentista é a perspectiva e o realismo.

    ResponderExcluir
  10. Maurício 1ª3
    Renascimento vem em Virtude da Descoberta e Valorização das referencias culturais da antiguidade clássica,que nortearam as mudanças deste Período em direção a um ideal humanista e naturalista,renascimento na Itália definem o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo 1ª3:Chamou-se Renascimento o movimento cultural desenvolvido na Europa entre 1300 e 1650. Tal nome sugere um súbito reviver dos ideais greco-romanos, o que não é todo correto: mesmo no período medieval o interese pela cultura clássica não desapareceu.Exemplo disso é Dante Alighieri, poeta italiano que manifestou entusiasmo pelos clásicos. Também nas escolas das catedrais e dos mosteiros, autores latinos e filosofos gregos eram muito estudados.

    ResponderExcluir
  12. NOME:JULIANO SCHUSTER:
    É O PERIODO QUE RENASCEU O HUMANISMO DAS PINTURAS QUE
    NAQUELA ÉPOCA AS PINTURAS ERAM FEITAS COM MUITO REALISMO.
    O RENASCIMENTO É ENTENDIDO COMO A ESTRUTURA MEDIEVAL.

    ResponderExcluir
  13. Douglas Scheid
    1ª 3

    O Renascimento foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história Européia, considerado como marcando o final da Idade Média e o inicio da Idade Moderna. O Renascimento é normalmente considerado como tendo começado no século XIV em Itália e no século XVI no norte da Europa.

    ResponderExcluir
  14. Roberson 1°3
    Renascimento,Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da historia da Europa.
    foi marcado por transformações em muitas areas da vida humana,que assinalam o final da Idade media e o inicio da Idade moderna.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. tcheison heinen 1ª3

    o renascimento foi o período da historia européia.ele começou na Itália mas expandiu-se por toda europa nos séculos XV e XVI.o renascimento da Itália foi sobretudo uma mercadoria da Itália. principais cidades eram florença,ferrara,milão e veneza.também foi um movimento cultural.onde foi destacado vários artistas como;Giotto di Bondone,Michelangelo Buonarroti,Rafael Sanzio, Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli.e etc.

    ResponderExcluir
  17. Gustavo Ulsenheimer 1ª3
    São os termos usados para identificar o periodo da história da europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII mas os estudios não chegam a um consenso dessa cronologia.
    A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo.o pensamento renascentista estendeu-se também à literatura e às artes. No caso da literatura, este foi o grande veículo de transmissão dos ideais humanistas do Renascimento.

    *O que esta obra representa para você?
    A obra monalisa representa uma mulher com um rosto tímido o seu corpo representa as mulheres daquela época, as vestimentas e etc.

    * Que sentimentos esta obra lhe passa?
    Que é uma obra linda mostrando a religiosidade e o jeito das mulheres da época. Pelo jeito que ela foi pintada, uma mulher tímida com roupas simples.

    ResponderExcluir
  18. NOME:MAICON DANIEL HOSS SERIE:1:3
    RENACIMENTO
    O Renascimento foi um movimento cultural surgido na Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o "Homem ideal" do ponto de vista cívico, intelectual e físico. É devido a este "renascer" da cultura clássica que se dá o nome de Renascimento. A esta valorização do Homem através da imitação dos modelos clássicos greco-romanos é dado o nome de Humanismo.
    Além dos aspectos mais filosóficos, o pensamento renascentista estendeu-se também à literatura e às artes. No caso da literatura, este foi o grande veículo de transmissão dos ideais humanistas do Renascimento. Alguns dos escritores renascentistas que mais se destacam são os italianos Pico della Mirandola e Baltazar de Castiglione, autores de "Sobre a Dignidade do Homem" e de "O Cortesão", respectivamente, o inglês Tomas Moro, autor de "Utopia" e finalmente, o mais influente de todos, o holandês Erasmo de Roterdão, autor de "O Elogio da Loucura".

    O que esta obra representa para você?

    Para mim a obra significa uma mulher bela e tímida,que tem um corpo maravilhoso, que veste roupas bem antigas.
    Que sentimentos esta obra lhe passa?
    Um sentimento religioso, por causa que ela e uma deusa,e pelo jeito que foi pintada

    ResponderExcluir
  19. Carla Andréia Massing Knorst série: 1°3

    Renascimento,Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

    Representa uma coisa bem legal, transmite uma coisa com muito valor para mim e realismo. O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito, que deixa ver ligeiramente os dentes, é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher daquela época.
    Os sentimentos de alegria e respeito pois devemos ser respeitosos com a obra!

    ResponderExcluir
  20. Suéli Herrmann série:1°3
    O termo renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650.Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura a das ciências que se superaram a herança clássica.

    A obra de Monalisa demonstra uma mulher muito doce e com um olhar de engenuidade, pois parece ser uma mulher muito bondosa e delicada mas por fim um pouco triste, e por isso a obra faz com que a gente se expresse dessa maneira com respeito a obra de Da Vinci.

    O que eu sinto da imagem é um sorriso envergonhado. Com cores escuras e fúnebres da mulher que está solitária no alto de uma torre. Difícil falar desta obra porque não tenho intimidade com obras de artes. O quadro é muito intrigante."Mas me chamou muito a atenção por expressar uma mulher que parece ser solitária.

    ResponderExcluir
  21. sara santos 1 3
    termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana,Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade.

    ResponderExcluir
  22. Maycon 1ª4: teermo renascimento se desenvolveu entre 1300 e 1650,e esta sendo aplicado a civilização europééia,Além de reviver a cultura antiga grego-romana,ocorreram nesse periodo muitos progressos e incontaveis realizações no campo de artes,da literatura e das ciencias, que seperam a herança classica.

    ResponderExcluir
  23. Bruna Giacomelli 104

    ,chamou-se renacimento em virtude da descoberta e revalorisação deas referencias culturais da antiguidade clássica,que mortearam as mudanças deste periodo em direçao a um ideal humanista e naturalista.

    ResponderExcluir
  24. diego jhonny henrich gotardo 1°4
    RENASCIMENTO
    essa arte nasceu na Italia na idade média(XIV), sua principal caracteristica é que o homen é o centro do universo, ela trás trasformações culturais, sociais, ecônomicas, politicas e religiosas.

    ResponderExcluir
  25. Patrik Breitenbach 1ª4
    Renascimento é o período em que o homem passa a valorizar mais se, não mais sendo só Deus sobretudo. Passou também a criar novos conceitos para a pintura, escultura em toda a historia da arte!

    ResponderExcluir
  26. Jessica Zart 1º4
    Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.
    Na medida em que o Renascimento resgata a cultura clássica, greco-romana, as construções foram influenciadas por características antigas, adaptadas à nova realidade moderna, ou seja, a construção de igrejas cristãs adotando-se os padrões clássicos e a construção de palácios e mosteiros seguindo as mesmas bases.

    ResponderExcluir
  27. Bárbara Gobbi. - 1ª 4.
    Movimento Renascentista ou apenas Renascimento foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais.
    O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo. Com a expansão marítima a idéia Renascentista foi divulgada por diversas partes do mundo como na Inglaterra, Alemanha e os Países Baixos.
    O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII.

    ResponderExcluir
  28. jean carlo theisen 1º4:
    Renascimento foi um movimento cultural surgido na Itália ,recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro do mundo. uma das principais caracteristicas do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o Homem ideal do ponto de vista cívico, intelectual e físico. É devido a este "renascer" da cultura clássica que se dá o nome de Renascimento. A esta valorização do Homem através da imitação dos modelos clássicos greco-romanos é dado o nome de Humanismo.

    ResponderExcluir
  29. Thayanne Hammerschmitt 1°4

    Renascimento, é aplicado na civilização européia que ocorreu nos anos de 1300 e 1650, o termo renascimento, foi primeiramente aplicado por Giorgio Vasari no século XVI.Renascimento, divide-se em três grandes fases, sendo elas a fase trecento, quatrocento e cinquecento, correspondentes nos séculos XIX, XV, XVI.
    As principais caracteristicas da pinturas do renascimento, é a perspectiva e o realismo.

    ResponderExcluir
  30. Danielli Arens;1°4;

    Foi nomeado por renascimmento em relação as diversas diferenças culturais da antiguidade classica.Foi registraDO POR GIORGIO VASARI;O humanismo é considerado o maior valor da arte renascentista.O renascimento divide-se em três partes sendo elas:a fase trecento,quatrocento,cinquecento,correspondente ao século XIX.As principais caracteristicas da pintura do renascimento é a perspectiva e o realismo.

    ResponderExcluir
  31. gean paulo konhborger 1°4
    RENACIMENTO
    O termo renascimento é comumente aplicado à civilização européia que tense desenvolvido em 1300.Renascimento tambem foi um movimento cultural surgido na Itália no século XV.O periodo foi marcado tambem de tranformacoes em muitas areas.Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais.

    ResponderExcluir
  32. Gabriela Krolof série:1ª 4

    O Renascimento foi um movimento cultural,marcou na Europa,é considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo.
    Suas principais característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo.O uso do claro e escuro( uso da sobra, jogo de contrastes), volume do corpo, entre outros...
    características gerais:
    racionalidade, dignidade do ser humano, rigor científico, ideal humanista, reutilizarão das artes Grego Romano.

    ResponderExcluir
  33. Alan Huppes " Piipo " 1º ( quatro ) ;*

    Nas artes o Renascimento se caracterizou, em linhas muitos gerais, pela inspiração nos artigos gregos e romanos, e pela concpção de arte como uma imitação, natureza devia , a fim de ser bem representada, passar por uma tradução que a organizava sob uma óptica racional e matemática, num periodo marcado por uma matematicação de todos os fenõmenos naturais.

    ResponderExcluir
  34. Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e metade do século XVII.
    ALAN FOLLMANN
    1ª4

    ResponderExcluir
  35. Andressa poter,1°4.A arte como uma imitacao da natureza,e o homem sendo priviligiado e no fim foi bem representada,Uma perfeicao na elaboracao de escultura e pinturas,as figuras eram reguladas ao plano de elementos decorativos da arquitetura,mostrando serem livres.

    ResponderExcluir
  36. RONISE BLUME 1° 04

    1-O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo.
    CARACTERISTICAS GERAIS:
    *RACIONALIDADE
    *DIGNIDADE DO SER HUMANO
    *RIGOR CIÊNTIFICO
    *IDEAL HUMANISTA
    *REULTILIZAÇÃO DAS ARTES GREGO ROMANO.

    ResponderExcluir
  37. marines schleicher1/4 o renacimento é basicamente sobre o humanismo que tambem bastate nas obras o corpo humano em evidemcia primcipalmemte o corpo maculino este movimemto comesou na italia, mais especificamemte nas cidades que enriqueceram com o comercio no mediteranio

    ResponderExcluir
  38. Edina kerschner 1ª4
    RENASCIMENTO:

    É em virtude a redescoberta da revalorização das referência culturais da antiguidade clássica que nortearam as mudanças deste periodo em direção a um ideal, o humanismo e o naturalista.
    o termo foi registrado pela primeira vez por GIORGIO
    VASARI.
    O humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no renascimento, o humanismo afirma a dignidade do homem e o torna investigador por excelência da natureza.
    no renascimento os artistas podiam se expressar de todas as maneiras.

    ResponderExcluir
  39. ederson watte 104

    Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europaconsiderado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
    ,chamou-se renacimento em virtude da descoberta e revalorisação deas referencias culturais da antiguidade clássica,que mortearam as mudanças deste periodo em direçao a um ideal humanista e naturalista

    ResponderExcluir
  40. Jóice 1ª4
    Renascimento foi um período onde aconteceu a redescoberta da arte, inicio-se no inicio do século século XIII e meados do século XVII.Uma das principais características do renascimento foi o humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento,ele afirma a dignidade do homem e o torna o investigador por excelência da natureza. A pintura foi muito importante no renascimento pois foi uma nova maneira de representar a natureza pela técnica pictória e a perspectiva. A escultura também foi importante no renascimento.

    ResponderExcluir
  41. Gabriela Cipriani 1ª1

    O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o c

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Samuel Guilherme Arenhart 1ª1

    O Renascimento foi um movimento cultural surgido na Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o "Homem ideal" do ponto de vista cívico, intelectual e físico. É devido a este "renascer" da cultura clássica que se dá o nome de Renascimento. A esta valorização do Homem através da imitação dos modelos clássicos greco-romanos é dado o nome de Humanismo.

    ResponderExcluir
  44. O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

    ResponderExcluir
  45. O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo.Além dos aspectos mais filosóficos, o pensamento renascentista estendeu-se também à literatura e às artes. No caso da literatura, este foi o grande veículo de transmissão dos ideais humanistas do Renascimento.

    ResponderExcluir
  46. Isa Pabliny 1° 1
    são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um acordo sobre o que é o renascimento.Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.

    ResponderExcluir
  47. Kelvim Borcheid 1ª1

    O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo.Além dos aspectos mais filosóficos, o pensamento renascentista estendeu-se também à literatura e às artes. No caso da literatura, este foi o grande veículo de transmissão dos ideais humanistas do Renascimento.

    ResponderExcluir
  48. Amanda Rugiani
    1ª1
    O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o "Homem ideal" do ponto de vista cívico, intelectual e físico. É devido a este "renascer" da cultura clássica que se dá o nome de Renascimento. A esta valorização do Homem através da imitação dos modelos clássicos greco-romanos é dado o nome de Humanismo.

    ResponderExcluir
  49. Daniela Rossetto 1ª1

    O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo.

    ResponderExcluir
  50. Tatiane moschetta
    1°1
    O termo renascimento é aplicado á civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
    O Renascimento foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história Européia, considerado como marcando o final da Idade Média e o inicio da Idade Moderna.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Vinicius D. de Mattos
    1 Série 1

    O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Dener Rohr 1ª 1 EM

    Renascimento foi um período marcado por grandes revoluções que afetaram todos os aspectos da vida humana e praticamente todas as ares do conhecimento. Leonardo da Vinci foi um polímata italiano, um dos mais importantes do Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.Além de ser conhecido como o precursor da aviação e da balística. O Renascimento foi marcado nas artes pelo naturalismo e pela valorização do greco-romano. O homem passa ser o centro da vida (antropocentrismo) e não Deus (teocentrismo).

    ResponderExcluir
  55. leticia gross 1ª01
    O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da idade média e o inicío da idade moderna.Em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.Nas artes do renascimento se caracterizou, em linhas muito gerais,pela inspirações nos antigos gregos e romanos,e pela concepção de arte como uma imitação da natureza, tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado.

    ResponderExcluir
  56. Eduardo Giongo
    1 Série 1

    O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem como o centro do Universo. Apesar de revolucionária no período em que surge, esta concepção da vida não era completamente nova pois já a antiga civilização greco-romana defendia a liberdade e dignidade do Homem procurando criar o "Homem ideal" do ponto de vista cívico, intelectual e físico. É devido a este "renascer" da cultura clássica que se dá o nome de Renascimento. A esta valorização do Homem através da imitação dos modelos clássicos greco-romanos é dado o nome de Humanismo.

    ResponderExcluir
  57. Tatiana Diel 1ª1

    O Renascimento foi um período da História da Europa aproximadamente entre fins dos século XIII e meados do século XVII, esse período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transformação do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comunente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

    ResponderExcluir
  58. jonathas
    1°01
    RENASCIMENTO O Renascimento surgiu em Itália e depois espalhou-se por outros países da Europa. Nos séculos XIV, XV e XVI deu-se um grande movimento de renovação das letras, das ciências e das artes a que se deu o nome de renascimento e que tinha como principal inspiração o antigo mundo greco-romano. Este movimento teve início em Itália por diversas razões, entre as quais porque Itália era constituída por vários estados independentes como Florença, Roma , Génova e Veneza que tinham um grande progresso económico por causa das relações com o Oriente e o Norte da Europa e também porque os dirigentes destes estados ( papas, príncipes e burgueses) eram mecenas ( ou seja, protegiam as pessoas ligadas ás artes e ás letras) e outro motivo é que Itália tinha muitos monumentos e obras literárias das antigas civilizações que serviam de inspiração aos artistas. O movimento renascentista espalhou-se por toda a Europa. Alguns dos renascentistas que mais se destacaram foram Maquiavel e Petrarca ( em Itália) Erasmo de Roterdão ( na Holanda) , Shakespeare ( em Inglaterra) e Camões (em Portugal). Durante a Idade Média (séc. V a XV) Deus era o principal objecto de reflexão do homem mas, a partir do século XV (com o renascimento) , passou a debruçar-se mais sobre si próprio. O homem renascentista preocupava-se em desenvolver o corpo e o espiríto e tinha grande interesse em saber um pouco de tudo (conhecimento enciclopédico). Esta nova corrente de pensamento chamava-se humanismo e um dos humanistas que mais se destacou foi Leonardo da Vinci que foi artista, engenheiro e cientista. Já na Antiguidade clássica escritores romanos e gregos reflectiram sobre os problemas do homem tendo sido eles a inspiração dos novos humanistas.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Características Principais:

    - Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

    - As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

    - Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus ( teocentrismo ), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

    - A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

    Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Países Baixos. 1ª 05 =*

    ResponderExcluir
  61. Patricia Schumann *--* 1º5

    É um período da história,do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na Europa, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna.Foi chamado de "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.

    ResponderExcluir
  62. Henrique Konzen 1ª 5

    Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.

    ResponderExcluir
  63. Leidiane 1ª5

    Renascimento são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.[1] Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

    ResponderExcluir
  64. Patricia Royer 1º5

    RENASCIMENTO
    O renascimento foi um movimento cultural(1300-1650).O renascimento exprime sobre tudo os novos valores e ideias da burguesia,classe ascendente na transição para o capitalismo.Uma das principais caracteristicas do Renascimento e o Humanismo.Traz como principais caracteristicas o florescimento das artes,e um vigoroso despertar de todas as formas de pensamento.O Renascimento foi marcado nas artes pelo naturalismo e pela valorização do greco-romano.

    MONALISA
    Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida.O seu sorriso restrito é muito sedutor,mesmo que um pouco conservador.O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo.Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo.Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos,questionados, valiosos,elogiados,comemorados ou reproduzidos.

    ResponderExcluir
  65. Tâmires Michéle Marschall, 1ª5

    O termo renascimento é um período da história, do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na europa, considerado como um marco no final da idade média, e o inicio da idade moderna. Foi chamado de renascimento em virtude da redescoberta e revalorização das referencias culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste periodo em direção a um ideal humanista e naturalista.

    ResponderExcluir
  66. Elnatan minuci 1°5
    O renascimento foi marcado por transformações em muitas areas da vida humana,chamou-se renascimento em virtude da redescoberta e revalorisaçaõ das referencias da antiguidade, crassica que nortearam as mudanças em direção a um ideal humanista e naturalista.

    ResponderExcluir
  67. Joel Luiz 1ª5

    O termo renascimento é um período da história, do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na europa, considerado como um marco no final da idade média, e o inicio da idade moderna. Foi chamado de renascimento em virtude da redescoberta e revalorização das referencias culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste periodo em direção a um ideal humanista e naturalista.

    ResponderExcluir
  68. Fernanda Signori 1°5

    "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".

    ResponderExcluir
  69. Édi junior mayer 1ª5



    O renascimento foi movimento cultural surgido em italia no seculo xv e que,resultando as concepçoes teocentricas medievais passa a colocar o homem no centro de todos os interesses e o seu bem estar passa a construir a principal preocupaçao.

    ResponderExcluir
  70. Cleiton Luis Ternus 1ª5
    o periodo foi marcado por transformaçoes em muitas áreas da vida que assinalam o final da Idade Moderna. chamou-se renascimento em virtude da descoberta e revalorizaçao das referencias culturais da antiguidade clássica que nortearam as mudanças deste período em direçao a um ideal humanista e naturalista.

    ResponderExcluir
  71. Caroline 1°5

    O Renascimento surgiu mais ou menos nos anos de 1300 e 1650.algumas características gerais são:Racionalidade;Ideal Humanista;Dignidade do Ser Humano;Reutilização das artes greco-romana;Rigor Científico.
    O ideal do humanismo foi sem dúvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento.trata-se de uma volta resolvida, que propunha a ressureição consciente do passado, considerando agora como fonte de inspiração e modelo de civilização.

    ResponderExcluir
  72. karoline 1°5

    Renascimento é aplicado á civilização européia que se desenlveu entre 1300 e 1650, além de reviver a antiga cultura greco-romana, teve também nesse periodo muitos progressos e inumeras realizações no campo das artes, a literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
    o humanismo foi consertesa o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espirito do renascimento.

    ResponderExcluir
  73. Cleidine Aparecida Bueno-1º5
    Durante os séculos XI e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.
    as principais caracteristicas dessa época era a valorização da cultura greco-romana, as qualidades do ser humano mais valorizadas era a inteligência, o conhecimento e o dom artístico.

    ResponderExcluir
  74. Andressa Lopes da Silva 1º 05
    Renascimento foi um movimento desenvolvido entre 1300 e1650 na Europa.Neste período do Renascimento além de reviver a antiga cultura grega-romana, ocorreram muito progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e da ciência, que superaram a herança clássica .O ideal do humanismo foi o móvel desse
    progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento
    O Renascimento tem como características principais: Racionalidade; dignidade do se humano; rigor científico; ideal humanista; reutilização das artes greco-romana
    O interesse pela cultura clássica continuou no renascimento.

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Cristina Schmitz
    Serie:1º01
    Renascimento o periodo da historia da Europa,dos séculos XIII e meados do século XVIII.O periodo foi marcado por transformações em muitas areas da vida humana,ofinal da Idade Media e o inicio da Idade Moderna.Nas artes o renascimento se caracterizou,em linhas muito gerais,pela inspiração nos antigos gregos e romanos e pela concepção de arte como uma imitação da natureza.

    ResponderExcluir
  77. Daniela Heinen 1ª5
    Renascimento se desenvolveu na civilizaçao europeia entre 1300 e 1650.Revive a antiga cultura grego-romanica.Pode ser entendido como o valor do homem e da natureza.È fonte de inspiraçâo e modelo de civilizaçâo.
    Caracteristicas:racionalidade,dignidade do ser humano,rigor cientifico,ideal humanista,reutilizaçâo das artes grego-romanica.O proprio espirito do Renascimento foi o ideal do humanismo.É uma volta que propunha a ressureiçâo consciente do passado.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Janaina Ely Müller 1ª1 EM
    O Renascimento foi um movimento cultural e teve grandes revoluções, foi marcado nas artes pelo seu naturalismo.O homem passa a ser o ‘’centro do universo’’ (antropocentrismo) e Deus não (Teocentrismo) mas Deus não foi deixado de lado , só que o homem passou a ser mais valorizado.Leonardo da Vinci um dos homens mais importantes do Renascimento , ele pintava a realidade mas estimulava a imaginação, trabalhou em diversas profissões como :escultor,cientista,
    escultor, pintor, arquiteto , poeta , músico ,matemático e botânico. No realismo destacou-se também o individualismo que não consistia no isolamento do homem , mas mostrava o jeito de cada artista em suas obras , mostravam os diversos assuntos e cada artista era responsável pela condução da própria vida.Resumindo é como se o artista fosse como criador individual.

    ResponderExcluir
  80. 1ª5
    Renascimento aconteceu entre 1300 a 1650. Ocorreram transformações em muitas áreas da vida humana, as transformações foram bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo. Virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica. As características são: racionalidade, ideal humanista, dignidade do ser humano, rigor cientifico, reutilização das artes grego-romanica.
    Entende-se humanismo pela valorização do ser humano e da natureza.

    ResponderExcluir
  81. Roberta feil 1ª1

    O Renascimento foi um movimento cultural surgido em Itália no século XV e que, recusando as concepções teocêntricas medievais passa a colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem-estar passa a constituir a principal preocupação. A principal característica filosófica do Renascimento é assim a passagem do Teocentrismo que considera Deus como o centro do Universo para o Antropocentrismo que coloca o Homem.

    ResponderExcluir
  82. Nome:Elein Hoss
    Série:1ª

    O renasciemnto coloca o homen no centro da atenção.Sua principal caracteristica é o fato de considerar Deus o centro do universo.
    Além de aspectos filosoficos,a idéia renascentista tambem houve a literartura e as artes.

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Eduardo Zimmer 1º 2

    Nas artes o renacimento se caracterizou em linha gerais pela inspiração nos antigos gregos e romanos e pela comsepção de arte como uma imitação da naturesa

    ResponderExcluir
  85. Camila Joana Hoffmann 1ª2
    Nas artes o renascimento se caracterizou nos antigos gregos e romanos e pela concepção da arte como uma imitação da natureza tendo o homem um lugar privilegiado,passaram por uma organização sob óptica racional e matemática.Na pintura foram representados paisagens num naturalismo organizado,nas relações geométricas e criando uma visão tridimensional do espaço.

    ResponderExcluir
  86. Deiverson Sost 1ª2

    No renascimento os gregos e os romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, as qualidades mais valorizadas passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico.

    ResponderExcluir
  87. Jean Carlo Soares


    foi um período aplicado à civilização européia, ele reviveu a antiga cultura grego-romana.Essa civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650.
    a principal característica de pintura característica é a perspectiva eo realismo.

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.

    Jéssica Pricila de Mello 1°2

    ResponderExcluir
  90. Pode ser chamado tambem de Renascença ou Renacentismo.O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana. Chamou-se renascimento em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, a esse período teve um ideal humanista e naturalista.
    Manisfestou-se na região italiana, a Itália sempre foi o local onde teve a maior expressão. O humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado. O preparo que os humanistas preconizavam para a formação do homem ideal são de corpo e espírito.

    Aluna: Angeles Appelt...1º2

    ResponderExcluir
  91. Renascimento:São os termos usados para identificar o periodo da história da europa.O periodo foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana,que assinalam o final da idade média e o inicio da idade moderna.Nortearam as mudanças desse periodo a um ideal humanista e naturalista.Afirma a dignidade do homem e o torna o investigador por excelencia da natureza.A novidade renascentista foi a ampliação e o aprufundamento com a criação de novas ciências e diciplinas , de uma nova visão de mundo e do homem.

    aluna:Andresa schleicher

    ResponderExcluir
  92. Edilene 1ª02

    O renascimento surgiu na Itália no século XV (1300-1650).
    O renascimento se caracterizou em linhas muitos gerais, por causa da inspiração dos gregos romanos.Nas pinturas eles buscavam a recuperaçao das paisagens,a conquista de um espaço cénico agora sportando por principios matematicos e pela perspectiva linear científica.A representação realista da naturezaa,animais e especialmente do homem.

    ResponderExcluir
  93. Adriana Donhauser 1ª2
    Foi um movimento cultural surgido na Itália no século XV, e que com as concepções teocentricas medievais possa colocar o Homem no centro de todos os interesses e o seu bem estar, passa a construir a principal preocupação.
    A principal característica filosófica do Renascimento é a passagem do teocetrismo, que considera Deus como o centro do universo, para o antropocentrismo,o que coloca o homem como o centro do universo!!.

    ResponderExcluir
  94. tamires feil 1ª2

    Renascimento (ou Renascença) foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história europeia, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.

    ResponderExcluir
  95. suelin zart 1ª 2
    se caracterizou em linhas muitos gerais pela espiração nos antigos gregos e romano. Eles buscavam o naturalismo organismo e eles tinham a concepção de artes como uma imitação da natureza

    ResponderExcluir
  96. Luana 1°2

    O "Renascimento" foi assim chamado em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças desse período em direção a um ideal humanista e naturalista.

    ResponderExcluir
  97. Sabrina 1°2
    Chamou-se renascimento o movimento cultural desenvolvido na Europa entre os anos de 1300 e 1650.
    Nas artes o renascimento se caracterizou pela inspiração nos antigos gregos e romanos e pela concepção de arte como uma imitação da natureza,tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado.

    ResponderExcluir
  98. Cleomara Elis Lauschner-1ª2

    o termo Renascimento á comumente aplicado á civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o re-nascimento) do passado. Esse período foi usado para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVIII.

    ResponderExcluir
  99. indianara 1ª2
    nas artes o renascimento se caracterizou, pela inspiração
    nos antigos gregos e romanos, e pela imitação da natureza sendo que o homem ocupava um lugar privilegiado.
    sobre monalisa:eu gosto muito dessa pintura,acho ela muito interessante,pois sempre deixa um mistério no ar,pois ninguém sabe quem foi esta mulher pintada por Da Vinci.E um sentimento de mistério.

    ResponderExcluir
  100. jean brutscher 1°2.
    Nos séculos XVI,XV,XVI,a italia conheceuum extraodinario desenvolvimento cultural, que posteriormente alcançou outras regiões da europa ocidental que ficou reconhecido como o renascimento...

    ResponderExcluir
  101. Alessandra Daniéli Marschall 1ª2

    O renascimento foi um movimento cultural surgido na Itália no século xv.Nesse período ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
    Nas artes o renascimento se caracterizou, pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte como imitação da natureza.

    ResponderExcluir
  102. Rafael disse...
    Rafael Ivan Brutscher 1/2

    O Renascimento se caracterizou em linhas muito gerais, foi a inspiração de gregos e romanos e da imitação da natureza tendo o homen em primeiro lugar. Passava por uma tradição de optica racional e matemática.

    8 de julho de 2010 16:38

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. Maicon hoss 1ª2
    O renascimento cultural foi um importante movimento cultural que ocorreu na europa entre os séculos 14 e 16.
    As obras renascentistas apresentavam caracteristicas comuns o resgate da estética da cultura greco-romana.

    ResponderExcluir
  105. Nome:Fernanda Hinterholz
    Série:1ª

    O Renascimento caracterisou-se em linhas muito gerais inspirando-se nos antigos gregos e romanos.
    E pondo o homen no centro do universo.
    Na pintura a maior conquista foi a recuperação da perspectiva, representando paisagens,arquiteturas, e o ser humano atraves da geometria criando um efeito de espaço tridimencional.

    ResponderExcluir
  106. Jaine Schumacher
    1ª2

    o renascimento caracterizou-se em linhas muito gerais, tendo inspiraçao nos antigos gregos e romanos,e na consepçao de arte como imitação da natureza. na pintura a primeira conquista foi a recuperação da perspectiva representando paisagem ,arquiteturas e o ser humano através de relações geométricas. na musica foi a consolidação do sistema tonal, possibilitando uma ilustração mais convincente das emoções e do movimento.

    ResponderExcluir
  107. Ana Taisa 1ª2
    O renascimento caracterizou-se em linhas gerais,tendo como inspiraçao nos antigos gregos e romanos ,e na consepçao de arte como imitaçao da natureza...@-~

    ResponderExcluir