segunda-feira, 21 de maio de 2012

8ª I

        RELEITURA DE OBRA


        Releitura  de obras de VIK MUNIZ
   
        Ao estudar a fotografia, estudamos tambem as obras e a biografia de Vik Muniz. Após assistirmos o documentário Lixo Extraordinário,os alunos fizeram suas produções, utilizando materiais diversos, recicláveis ou não. As produções foram fotografadas e posteriormente cada aluno fez a leitura de sua produção.



Alunas: Sara Ripplinger
Rafaela Mees
8ª1


Flor do dia

Nas obras de Vik Muniz são utilizados materiais recicláveis, que com isso tornam-as mais interessantes para os leitores, nos faz perceber que o lixo tem vários destinos e várias utilidades que, no nosso caso, foi para a arte. Utilizamos materiais que usamos no dia-a-dia para melhor entendimento da obra. As obras de Vik são de fácil entendimento fazendo com que os leitores se interessem por elas e vão até as galerias, ele nos faz perceber que a reciclagem é importante para o mundo e que é importante dar o destino certo ao lixo. Utilizamos poucos materiais para fazer a obra mas acho que conseguimos passar a importância da reciclagem para nós e o mundo.


Sementes da vida
“arte e lixo são substantivos constantes : um agrega valor, enquanto o outro se refere aquilo que não é mais útil”
As obras de Vick Muniz, a reportagem, da inspiração de reciclagem, por que nem tudo que é lixo devemos jogar para um lixão sendo que existem mil coisas que podemos fazer com esses lixos desde arte até artesanato. E é o que fizemos nessas obras, a nossa por exemplo retrata que grãos também tem vida.
Rafaela Mees


Adrian Luiz Wickert
Rodrigo Amaral Diel
8ª 01


Cactos

Damos vida a um cactos ,fazendo-o todo de lixo reciclável.
Nas obras de Vik Muniz são utilizados materiais recicláveis, que com isso tornam-as mais interessantes para os leitores, nos faz perceber que o lixo tem vários destinos e várias utilidades que, no nosso caso, foi para a arte.
As obras de Vik são de fácil entendimento fazendo com que os leitores se interessem por elas e vão até as galerias, ele nos faz perceber que a reciclagem é importante para o mundo e que é importante dar o destino certo ao lixo.
Baseando-se nesse cactos podemos imaginar oque a terra irá virar nos próximos séculos, desse jeito que estamos cuidando da dela,quem sabe nossos filhos não terão água potável para beber.






A vida da Manhã
Na nossa obra foram utilizados matérias recicláveis, como no documentário de Vik Muniz, assim vimos que o lixo pode ter vários destinos, tanto para a reciclagem tanto para a confecção de alguma obra, como no nosso caso.
A nossa obra foi feita por materiais de fácil manuseio, como o lixo de lápis que foi reaproveitado para confeccioná-la.
Assim aprendemos que o lixo reciclável pode ter o seu destino certo.
Aluno: Mateus Feil
8ª 01


ARTE E VIDA

Uma obra com um valor ambiental porque não ira poluir a natureza,pois os materiais nela utilizados são todos materiais reutilizados.Assim ajudando a preservar a natureza.

Nos criamos essa obra apartir de nos termos visto uma repotagem de “Vick Muniz,em que ele utiliza fotos e materiais retirados de um lixao.Ficou muito interessante aprender um pouco mais sobre a importancia da reciclagem.

Assim nos produzimos a nossa obra,inspirado nas obras de “Vick Muniz”,que nos deram inspiraçao e aprendizado.

Aluna:Tayna Weber
Serie:8º-01


FLOR
UMA OBRA FEITA DO LIXO QUE MOSTRA UM ARTISTA FAZENDO UM TRABALHO COM RECICLAGEM.
SUAS OBRAS TEM VÁRIOS TIPOS DE CORES MOSTRANDO A REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE COM LIXO.
TABÉM É IMPORTANTE NOS RESTOS DE COMIDA E VARIOS OUTROS TIPOS DE MATERIAS.
SUA OBRA MOSTRA COMO NOS DEVEMOS CUIDAR DO LIXO TABEM PONDEMOS FEZER TRABALHO EM CASA COM LIXO, NUNCA DEVEMOS DESPERDISAR AS COISAS, POIS TEM OUTRAS PESSSOAS QUE TRABALHAM COM RECICLAGEM E QUE FIZERAM OBRAS COM LIXO.
VIK MUNIZ FOI GRANDE ARTISTA QUE AJUDOU COM LIXO VÁRIAS OUTRAS PESSSOAS TIRANDO-AS DA POBREZA E DANDO-AS MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.

ALUNO : LUCAS SEIBERT
SERIE: 8.1



RECICLAGEM

Inspirados na obra de Vik Muniz a gente fez uma flor de reciclaveis,
fizemos nossa obra apenas de plastico,litros de coca cola e tampas, uma obra feita com reciclaveis, a gente teve essa ideia atraves de algumas flores da natureza Vik Muniz se inspira em objetos,animais,pessoas.Suas obras consiste em materia prima, Vik Muniz é um artista famoso por dedicar grande parte de sua vida no lixao, por ajudar as pessoas mais pobres, no documentario assistido do lixao de Rio de Janeiro, ele ajudou muitas pessoas pobres que sobreviviam do lixao.
No lixao Vik Muniz fotografou as pessoas e atraves dessas fotos fez obras de arte que são muito vendidas em uma grande parte do mundo,Vik muniz nasceu em 1961,em são paulo e estudou na mesma cidade,nossa obra é uma obra muito simples mas que atraves de fotos fica uma obra muito legal,a gente fez essa obra inspirada na natureza e tambem nas obras de vik muniz,as pessoas não se preocupam mais com o meio ambiente em que vivem,nos estamos causando grandes desastres ambientais.

Nossa obra foi produzida com produtos que não causam problemas a natureza como,o litro de coca que é um material reciclavel e que reciclando pode ajudar na natureza 

Elizabete Nunes Braatz






Paisagismo


A obra foi baseada em uma das paisagens do deserto.Para essa obra foi usado areia e terra.Essa obra teve mais ou menos duas aulas de duração,entre planejamentos,escolha de materiais e execução!
Muitas vezes achamos que um pouco de areia ou terra,nao tem serventia para nada.Mas conseguimos fazer coisas impressionantes.
Nós nos inspiramos no documentario de Vik Muniz,em que ele utiliza fotos e materiais tirados de um lixao no Rio de Janeiro.Ficou muito interessante e legal de aprender um pouco mais sobre reciclagem.
Uma obra com um valor ambiental,porque não polui a natureza e ajuda a preservar o mundo!A obra foi produzida com produtos que não causam problemas a natureza!!
Nos impressionou muito sobre como as pessoas viviam atravez da reciclagem,ate o artista Vik Muniz chegar e mudar a vida de algumas dessas pessoas.Muitas pessoas que la estavam,viviam em condições precárias!Algumas dessas pessoas já estavam planejando o futuro de seus filhos naquele LIXÃO!
Alunas: Nairana Mello e Thalia Vacari Serie:8º-01



                                           A Garota  
  Depois de assistirmos o documentário de Vik Muniz, vimos como transformar lixo em arte. Ele nos mostra que podemos transformar lixo em luxo. Nas suas obras Vik usa diversos materiais, como materiais recicláveis e diversos tipos de comidas. Quando cria as suas obras se inspira em coisas que vemos no nosso dia-a-dia, como pessoas, objetos, animais, etc.
  O tema da nossa obra é uma garota. Para confeccionar está obra usamos materiais como fios, botões, fitas, materiais recicláveis e diversos tipos de grãos. Materiais que antes seriam jogados fora, agora são transformados em arte. Mostramos que o lixo tem vários destinos, tanto para a reciclagem, como para a confecção de obras extraordinárias.
  Assim aprendemos que o lixo tem o seu destino correto e aprendemos como reciclar é importante!
  Aluna: Luana Deimling.
  8ª 01


- O lixo e a Arte

Nossa Obra é inspirada nos trabalhos de Vick Muniz. Usamos materiais recicláveis, coisas que na maioria das vezes não é reutilizado e vai direto pro lixo. Tentamos mostrar com esse trabalho os diferentes caminhos que podemos dar ao lixo, reciclando e reutilizando. Podendo até se transformar em arte como fizemos.
Acho que devemos chamar a atenção da sociedade na questão lixo, mostrar que muitas vezes não é uma coisa inútil, e sim algo muito interessante, podendo se transformar em arte, novos produtos, enfim, um novo caminho ao lixo.. Diminuindo a quantidade de lixo e deixando o mundo melhor.
Gabriela Willinghofer 

                                             

   Arte Reciclável!

Aqui nós fizemos um exemplo da arte de Vik Muniz, que é utilizado lixo reciclável para a realização das obras. Tentamos passar a mesma mensagem que as obras de Vik passam que é essencial para o mundo, pois devemos nos preocupar mais com o destino do lixo. Vik junta arte com lixo que faz as pessoas terem mais curiosidade e assim interesse pelo seu trabalho. Além disso, usamos coisas que talvez não tivesse um destino muito correto e as transformamos em arte ajudando assim o mundo. Tentamos fazer a nossa parte, passando essa mensagem pra você, agora faça a sua reciclando?!

Aluna: Carine Backes
Série: 8ª 01




Novo conceito sobre a arte
Ao assistirmos o documentário extraordinário, vimos como Vik Muniz transforma coisas estranhas e de uma realidade tão feia em obras de arte que podem valer muito dinheiro. Então na escola tentamos transformar retalhos em tecidos que seriam jogados fora em uma obra de arte.
As vezes jogamos coisas fora e nem temos o conhecimento de que isso pode se transformar em arte, como simples retalhos, fios, papel picado, areia, semente. Mas isso é por não termos o conhecimento de que pode valer muito mais pra todos se virar arte, como por exemplo se jogarmos essas coisas no lixo isso seria prejudicial a todos e assim se transforma em arte.
Vik Muniz em suas obras se baseia em coisas do nosso cotidiano, e para fazer o nosso trabalho nos baseamos em uma mulher com o seu lado meigo, seus olhos, seus cabelos cada detalhe.
A mulher que retratamos esta triste e pensativa, mas não quer causar esta impressão. Você já pensou quantas pessoas na rua podem fingir seus sentimentos, pense nisso!
Bianca Endres da Silva
Débora Silveira Arenhardt. 8ª1



A PAISAGEM
Essa é uma obra que simboliza um mundo melhor para o futuro, limpo, sem poluição ,
com paisagens diversificada …
Essa obra é importante para conscientizar nós para reciclar o lixo, para que o nosso mundo seja melhor para o futuro, Não poluindo mais que já está .Com o lixo podemos fazer várias coisas surpreendentes.
Um exemplo de reciclagem foi do artista Vik Muniz, em que ele utiliza materiais tirados de um lixão no Rio de Janeiro. Para fazer uma séries de obra ele contou com a ajuda de pessoas que trabalham nesse lixão .

Alunos(a):Mateus willms e luan knaak
série: 8ª1



Pelas Barbas do Profeta
As obras de Vik Moniz transmite a consciência que devemos ter com o lixo. Nas obras de Vik são usados diversos e estranhos objetos como lixo,açúcar,chocolate,comidas etc.
A obra Pelas Barbas do Profeta foi baseada nas obras de Vik Muniz com várias matérias primas como areia,cobre,milho,ferro mu-ido, e terra. Tivemos a ideia de fazer esta obra pelo dito popular pelas barbas do profeta.
Com essa obra quisemos dizer que com coisa que não iam ser usadas mais podemos reaproveitar e por exemplo fazermos obras
Vik Muniz tentava com suas obras chamar a atenção do publico. No documentário ele explorou o lixão e conhecendo varias pessoas ele realizou a construção de varias obras com o lixo. As obras de Vik Muniz ti verão a ajuda de pessoas que trabalharão no lixão. As obras dele de perto não dava para dizer o que era mais de uma altura maior as obras de Vik eram belas obras.
Com a ajuda de Vik Muniz e sua sobras muitas pessoas melhoraram de vida.
“'19 não é 20 e 99 não é 100”
Silvio Valmor Boita Filho


 Pelas Barbas do Profeta 

Nas obras de Vick Muiniz são utilizados vários tipos de materiais recicláveis, que acaba chamando muito  a atenção  do publico e se torna  muito  interessante. E vick Moniz mostra que o lixo tem várias utilidades e ele usou uma  delas que  é  a arte.
Vick Moniz tentou chamar a atenção do publico com vários tipos de  materiais  recicláveis .
Na obra Pelas Barbas do Profeta usamos vários tipos de  materiais recicláveis e até  não recicláveis.Tivemos a idéia de fazer  a  obra pelo  dito popular Pelas Barbas do  Profeta.
Na nossa obra tentamos chamar a  atenção do  publico usando  ferro moído ,cobre,fiapos de ferro,terra e  areia.

Lucas Danielli Giongo


O cachorro


Nos escolhemos a obra do cachorro por gostarmos muito de cachorro,eu creio que todo mundo goste,por eles ser muito bonitos,este cachorro foi expirado num buldogue francês,ele nos quer dizer que as pessoas devem parar de maltratar os animais porque hoje em dia já estão sendo usados cachorros ate para iscas de tubarões na frança,ou matam e maltratam animais por diversão,vamos cuidar mais dos nossos animais,e também escolhemos este trabalho por ser diferente dos outros.

Fizemos esta obra baseada nas obras de vik Muniz usamos materiais recicláveis para faze esta, obra e o interessante que nos fazemos a obra tiramos a foto e logo desmontamos isto foi uma experiencia muito legal.

Luis Felipe Richter

Bruno Puhl Bertotti
 

8ª II

     RELEITURA DE OBRA


        Releitura  de obras de VIK MUNIZ
   
        Ao estudar a fotografia, estudamos tambem as obras e a biografia de Vik Muniz. Após assistirmos o documentário Lixo Extraordinário,os alunos fizeram suas produções, utilizando materiais diversos, recicláveis ou não. As produções foram fotografadas e posteriormente cada aluno fez a leitura de sua produção.



Arte é Vida

As obras de Vik Muniz são reconhecidas pelos materiais que ele utiliza ao criar as suas obras.
Sua originalidade consiste no uso de matérias primas insólitas. E quando cria as suas obras ele se inspira em coisas que vemos no nosso dia-a-dia como pessoas, animais,objetos,etc...
O objetivo maior de Vik Muniz é alcançar também o publico que não costuma ir a galerias de arte,mas que também fica fascinado com a sua obra. Talvez por isso sua produção mais recente seja uma obra inspirada no lixão depositado no aterro da área metropolitana do Rio de Janeiro, onde Vik Muniz se inspira no trabalho que as pessoas da periferia fazem coletando os lixos, reciclando-os e levando para galpoẽs aonde serão reutilizados. Ele também usa as pessoas do aterro para fazer as suas obras, um exemplo é a obra aonde uma mulher está sentada com os seus dois filhos no colo.
Nessa obra ele utiliza os materiais recicláveis que os mesmos estão acostumados a trabalhar no dia-a-dia. Essas pessoas além de deixarem Vik Muniz tirar as fotos para as suas obras, ajudaram a montar a obra com os materiais recicláveis do aterro. Com isso várias pessoas que participaram das obras de Vik Muniz realizaram seus sonhos com o dinheiro ganho com a exposição de suas obras. As obras que Vik Muniz fez com as pessoas do lixão fizeram nossa opinião mudar em relação a arte.
Nossa obra foi inspirada nas obras de Vik Muniz aonde também utilizamos materiais que ocupamos diariamente. A imagem que usamos foi a Monalisa, nessa obra retratamos algo diferente,algo que ainda não teria sido criado. Sabemos também que nessa obra Monalisa foi criada de modo diferente, um modo aonde as pessoas pudessem perceber que a arte não é algo que temos que entender mas sim que ela possa ser expressa de várias maneiras e efeitos. Como ocorreu com a nossa obra. O quadro da Monalisa apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. É provavelmente o retrato mais famoso.

Fernanda Paula Gnoatto Trojack
Cristiane Chassot. 8ª 02






Angélica Huck


A obra foi baseada no rosto da apresentadora Angélica, que apresenta o programa ''Estrelas'', na rede globo. Para essa obra foi usado materiais como tecidos, lantejoulas espelhadas e fios de lã, até por ser materiais que em casa só ocupava espaço.
Essa obra teve mais ou menos duas aulas de duração, entre planejamento, escolha de materiais e execução. A obra em si teve poucos materiais, mas acreditamos que conseguimos realizar o planejado usando materiais recicláveis que não causaria tanto impacto quando iriamos descartá – lo.
Nós nos inspiramos no documentário de Vik Muniz, em que ele utiliza fotos e materiais tirados de um lixão no Rio de Janeiro. E achamos que ficou legal e também interessante.

Luiz Felipe Schabarum e Jeremias Bourscheidt 8ª 02




Jô Soares

Uma obra com um valor ambiental porque não polui a natureza, pois foi feito com materiais reutilizados, assim ajudando a preservar o mundo.
A obra muito importante para o meio ambiente foi feito inspirado no apresentador de TV Jô Soares. A obra foi produzida depois de vermos uma reportagem de Vik Muniz na aula de artes, quando ele foi ao programa do Jô para falar de sua obra.
A obra foi produzida com produtos que não causam problemas a natureza como arei, brita, farinha entre outros, que podem ser encontrados em qualquer lugar.

Alunos: João Paulo
Felipe da Costa
Série:8° 02
 






Rodrigo Santoro

Esta obra faz bem ao ambiente,pois a obra foi produzida com produtos que não causam problemas ao meio ambiente.
Porque foi feita com materiais retirados do lixo a obra representa o famoso Rodrigo Santoro

A obra reproduzida foi inspirada no famoso pintor Vik Muniz que faz suas obras a partirdo lixo

Alunos:Lucas Voigt
Weslei Mateus Kaufmann
Série:8ª2





Os memes do facebook

Os memes do facebook são criaturas criadas para diversão de seus usuários.
Eles são divertidos e dão humor ao facebook e em outras redes sociais.
Nos escolhemos os memes por ser diferente dos outros trabalhos,os outros fizeram de atores famosos,e nos fizemos sobre um personagem que esta na boca e nos olhos dos adolescentes.

Nesse trabalho nos usamos:Brita,Areia,Terra,Feijão,Açúcar,Colorau e Folhas Verdes,todo esse material foi pego de ultima hora nos arredores da escola reduzindo a poluição do mundo.

Esse trabalho foi feito com a ajuda do retro-projetor pra ampliar a imagem da folha pequena para a folha de papel pardo que ficou maior que a original. Com a ajuda do lápis nos fizemos linhas suaves pra não aparecer na hora que nosso trabalho fosse fotografado.

Alunos:Victor Mayer,Wesllen Follmann e jonathan

Bela Arte
Hoje as obras de Vik Muniz são conhecidas em todo o planeta. Recentemente suas obras tem sido em maior escala, tem usado bastante como inspiração para suas obras expressões de crianças, adultos, idosos, etc. Muniz usa o lixo como material principal na maioria de suas obras, e com isso ele contou com a ajuda de pessoas que trabalham em um lixão em uma de suas séries de obras.
Seu trabalho consiste no uso de matérias-primas insólitas, tais como geléia, chocolate, uma pasta produzida a partir do amendoim, xarope, vinho, açúcar, materiais recicláveis, fios de cabelo, diamante, gel, refeições, entre outras. Com estas substâncias ele configura imagens que posteriormente são reproduzidas por técnicas fotográficas e submetidas a um processo de ampliação.
Geralmente Vik se inspira nos artistas clássicos mais antigos como Claude Monet, Albert Dürer, Gerhard Richter, Andy Warhol, e Leonardo Da Vinci produziu uma réplica muito detalhada de Mona Lisa.
Nossa obra foi inspirada mais nas obras de Vik Muniz, que usa em as expressões femininas também, usamos a imagem de uma mulher virada de costas, com os cabelos jogados sobre os ombros, sua expressão é de suspense, mistério. Quisemos criar algo diferente, novo, que ainda não tivesse nada parecido, algo que só tivesse sido inspirado em uma imagem já criada e que mas com o nosso jeito.
Gabriela Barella Arcari
Janaina da Rosa Alonso 8ª 2.



Janis Café e Açúcar


Vik Muniz trabalha com fotografias que tira em lugares inusitados como no lixão, por exemplo.
Recentemente, ele reproduziu fotos de crianças das plantações de açúcar ( Sugar Children )
com papel preto e vários tipos de açúcar.
No nosso trabalho, tentamos reproduzir a foto da cantora Janis Joplin em uma expressão confusa.
Para entender a obra precisa-se sentir a expressão da face da cantora. Seu rosto parece alegre mas lendo a obra podemos entender que ela está com outro sentimento, que parece não saber o que é.
Portanto quando uma pessoa está descontente, muitas vezes não conseguimos distinguir o que ela esta sentindo.
8ª 2 , Ana Júlia Pereira, Ketlin Schmitz. 



SEM IMAGEM
Jardim Gramacho

Com o lixo podemos fazer várias coisas surpreendentes, como as obras de Vik Muniz. Juntando arte e recicláveis ele conseguiu mostrar a realidade das pessoas do Jardim Gramacho. Mudando a vida de várias pessoas . Além de terem uma noção maior de arte, essas pessoas viram que são respeitadas e que o lixo pode também virar uma 'obra de arte' .
Na minha opinião as obras são fortes , e por outro lado também são belas . Nós devemos pensar mais quando jogarmos o lixo na lixeira , separando-o o trabalho de catadores seria bem mais fácil e higiênico.
A condição de ser um catador de material reciclável é muito ruim .Além de ter um salário muito baixo ,correm o risco de pegar várias doenças no meio do lixão. O trabalho deles é muito importante para o meio ambiente e os seres vivos, pois sem eles não saberiamos a l importância dos recicláveis .

Karine Renata Heinen
Luana Azevedo
8ª II .